Aurelio Galleppini (Galep), o criador gráfico de “Tex”, nasceu em Casal di Pari
(Grosseto, Itália). Aos 18 anos, seus desenhos apareceram em pequenos filmes
animados feitos por encomenda para uma empresa alemã fabricante de projetores.
Os primeiros desenhos impressos de Galep saíram em 1936, em fábulas infantis publicadas em “Mondo Fanciullo”. Chegou até a trabalhar na versão italiana de “Mandrake, o Mágico” (pela editora Nerbini).
“Tex” marca uma guinada na atividade artística de Galleppini, que passa a dedicar todo seu tempo à publicação. Por muitos anos, Galep foi o único desenhista das aventuras de “Tex”. Fez todas as capas da edição italiana até o número 400 (em 1994). A impressionante dedicação ao Ranger só foi interrompida com sua morte, ocorrida em Chiavari (Gênova, Itália) em 1994.
Bibliografia:
- http://www.operagraphica.com.br;
- “Tex - Especial 60 Anos”, out. 2008.
Os primeiros desenhos impressos de Galep saíram em 1936, em fábulas infantis publicadas em “Mondo Fanciullo”. Chegou até a trabalhar na versão italiana de “Mandrake, o Mágico” (pela editora Nerbini).
“Tex” marca uma guinada na atividade artística de Galleppini, que passa a dedicar todo seu tempo à publicação. Por muitos anos, Galep foi o único desenhista das aventuras de “Tex”. Fez todas as capas da edição italiana até o número 400 (em 1994). A impressionante dedicação ao Ranger só foi interrompida com sua morte, ocorrida em Chiavari (Gênova, Itália) em 1994.
Bibliografia:
- http://www.operagraphica.com.br;
- “Tex - Especial 60 Anos”, out. 2008.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aurelio Galleppini, conhecido como Galep, (Casale di
Pare, 20 de agosto de 1917 — Chiavari, 10 de
março de 1994) foi um desenhista italiano, conhecido por
dar à personagemTex.
Desde criança Galep gostava de desenhar e pintar. Seus temas
favoritos eram cavalos e filmes mudos de velho oeste. Galep
vive até os dezenove anos na Sardenha e tempos depois abandona seus
estudos para dedicar-se à pintura e aos quadrinhos. Um de seus primeiros
trabalhos profissionais foi a realização de desenhos animados para o
mercado alemão. Logo após, passa a fazer ilustrações para diversas
revistas.
Fez também ilustrações para contos e capas de uma publicação
infantil do jornal Marc'Aurelio e colaborou com Modelina, um suplemento
feminino do Mattino Ilustratto. Em 1938 foi requisitado pela Editora
Mondadori e fez sua estréia em quadrinhos desenhando as histórias de Pino, il
Mozzo e Le Perle del Mar d'Oman. Nesse período cria também quadrinizações de romances.
Em 1940 Galep passa a trabalhar com o editor Nerbini, em Florença,
para a revista L'Avventuroso. Galep também passou a produzir roteiros que,
em tempos de guerra, eram submetidos à censura de Roma. Foi nessa época que ele
encurtou o nome para Galep e trabalhou até ser recrutado para um forte, em
Cagliari.
Depois que a Segunda Guerra Mundial terminara,
Galep dedica-se à pintura e passa a ministrar aulas em dois colégios de
Cagliari, até Nerbini chamá-lo para adaptar Pinóquio e alguns
episódios de Mandrake. Em junho de 1948 Galep muda-se para Milão, onde
dedica-se inteiramente num novo projeto com G. L. Bonelli, então na
Editora Audace.
Ambos criaram Occhio Cupo e algum tempo depois Galep
desenhou o primeiro roteiro de Tex. Inicialmente, as 32 tiras
semanais que compunham cada edição de Tex eram produzidas inteiramente por
Galep, mas este, aos poucos, vai sendo obrigado a recorrer à ajuda de amigos
como Virgílio Muzzi e Francesco Gamba, que se revezam com ele, ora fazendo os
esboços, ora finalizando seu lápis.
Além desses dois, Galep passa a contar também com a
colaboração de Mario Uggeri, Guido Zamperoni e Lino Jeva. E, graças a esses
bravos assistentes, consegue levar a cabo, por quase 20 anos, a tarefa de
produzir um episódio de 32 tiras por semana.
Entretanto, depois de 1967, quando a produção aumenta
radicalmente - agora são 110 páginas por mês, cada uma com três tiras, já não é
possível contar apenas com amigos que colaboram nos momentos de sobrecarga, mas
sim ter outros desenhistas que se revezem com ele realizando episódios
inteiros.
Começa, assim, uma nova e áurea fase de Tex, com Galep
ilustrando todas as capas e as principais aventuras da série. Nesta nova etapa
ele realiza outras histórias, entre elas "O Homem do Texas", da série
Um Homem, Uma Aventura e a quadrinização de Pinóquio e ainda As Viagens de
Gulliver. Tendo sempre como personagem principal o próprio Tex, Galep seguiu
produzindo até 1994, quando faleceu no mês de março.
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